sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Até quando coxeareis entre dois pensamentos?YAH ou Senhor?

1 Reis 18:21
-"Então (Eliyah) Elias se chegou a todo o povo, e questionou: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se YAH é o Altissimo, sigam-no; mas, se Baal é o Altissimo, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu
Então disse (Eliyah) Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta de YAH, e os profetas de Baal =(OS PROFETAS DO SENHOR) são quatrocentos e cinqüenta homens.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome de YAH; e há de ser que aquele que responder por meio de fogo esse será o verdadeiro. 
E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra....verso 39 o que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: YAH é o Altissimo! YAH é o seu NOME!

Este texto fala sobre uma situação muito semelhante a que estamos presenciando atualmente na face da terra, existem muitos israelitas e também pessoas de diversas nações que tem dúvida sobre como se referir ao Altissimo de Israel, uns preferem invocá-lo por SENHOR pois acreditam que não devem pronunciar o seu verdadeiro nome que é YAH, outros usam titulos ou nomes como Elohim, El, Hashem, Adonai, Adon, mas com a leitura do texto acima podemos perceber que essa situação é muito antiga!
nas escrituras encontramos diversos textos aonde tradutores das escrituras e até mesmo os próprios hebreus por várias vezes se referiram a YAH por titulos ou nomes como:
  • Elohim Genesis 1:1
  • EL, genesis 14;20
  • Elah Isayah 44;8
  • Eloah Deut 32;7 e vários outros
EL; Elohim, eram os termos mais comuns que os hebreus usavam para se referir a YAH, Mas será que eles estavam agindo corretamente em substituir o nome de YAH por esses outros?
o que eu quero chamar a atenção é que as escrituras não deixam claro se YAH estava ou não de acordo em ser invocado por titulos ou nomes como esses, porém mais adiante vamos perceber que ouve a necessidade da intervenção de um profeta para que o povo corrigisse o seu erro em relação a como se referir ao Altissimo! E isto é o que vamos ver mais adiante!

A passagen de Exodo 23 deixa bem claro que YAH proibiu o povo de pronunciar o nome de outras entidades,
Exodo 23:13
-" Observareis tudo o que vos disse: não pronunciareis o nome de outros deuses, e não se o ouvirá sair de vossa boca".
 
Uma das passagens das escrituras que comprovam que YAH não estava satisfeito em presenciar o seu povo invocando o por SENHOR= BAAL está em 1.Reis 18
Neste cápitulo de 1. Reis lemos que YAH enviou o profeta Eliyah para corrigir o povo de Israel.

Eliyah e os profetas do Senhor=(Baal )no monte Carmelo!

1.Reis 18:21 
-" Elias dirigiu-se ao povo e questionou: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? 
Se YAH é o Altissimo, sigam-no; mas, se Baal é o Altissimo, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu".

O povo de Israel nesse periodo falava hebraico, BAAL é uma palavra hebraica que significa SENHOR, nesse caso em nossa lingua portuguesa quando falamos SENHOR no entendimento de nossos antepassados era BAAL, será que está dando para entender que invocar YAH por outros nomes mesmo que expressões tão casuais para nós como SENHOR é o mesmo que invoca-lo por nome de outros deuses?;

YAH disse: 
Exodo 23:13 
-"Observareis tudo o que vos disse: não pronunciareis o nome de outros deuses, e não se o ouvirá sair de vossa boca".

Será que havia necessidade de YAH enviar o profeta Eliyah, caso invocá-lo de SENHOR fosse algo comum, casual?
Nós não sabemos quanto tempo durou até YAH enviar o profeta Eliyah para corrigir o povo, pode ser que o povo já estava tão habituado a invoca-lo por SENHOR que eles nem mais se questionavam se realmente era YAH a quem eles estavam se referindo -

Por várias vezes lemos nas escrituras que YAH estava irado com o seu povo e porcausa da sua ira YAH quiz destruir por completo o povo de Israel, por vezes houve interferencia por parte de homens justos como Moshe (Moisés).Exodo 32:12

Mas por vezes YAH cumpriu a sua promessa de castigar o povo severamente, exemplo disso é a escravidão!
E porque YAH quis por várias vezes consumir o povo de Israel?- justamente porcausa dessas teimosias, povo de dura cerviz, desobediente!

Nós não temos como responder quanto tempo dura a ira de YAH, mas o que podemos dizer claramente é que em seu favor está a vida e que as suas misericoridias são a causa de não sermos consumidos!
 Mas que YAH esteve por várias vezes irado com o povo, isso é facto! 

Tehilim (salmos) 30:5 
-"Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira"!

Lamentações 3:22 
-"As misericordias de YAH são a causa de não sermos consumidos"!

Mas é bom lembrar que foi porcausa do nome (SENHOR) que o povo de Israel esqueceu-se do nome de YAH,
Jeremiyah 23:27 
-"Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como os seus pais se esqueceram do meu nome porcausa de Baal".

Novamente temos um outro exemplo, agora analize comigo, esquecer-se do nome do nosso Pai, isso pode até parecer estranho, mas foi justamente isso o que aconteceu! O povo de israel esqueceu-se do nome de YAH porcausa do nome do SENHOR (Baal)

Será que isto já aconteceu aos adoradores de outros deuses? Os muçulmanos são fiéis adoradores de Allah, os cristãos são adoradores de Jesus Cristo, será que alguma vez ouvimos dizer que um desses grupos se esqueçeu do nome do seus deus? A resposta é não, porque? – simplesmente porque eles são fiéis as suas entidades! Ou voce já ouviu dizer que um muçulmano pronuncia o nome de uma outra entidade em suas orações? É claro que não !, mas isso aconteceu justamente aos hebreus! O povo de YAH!
Juizes 2-11
-"Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos de YAH, servindo aos baalins";

 abandonaram YAH, o Altissimo de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram YAH à ira,

Nos dias atuais, nós estamos a todo custo tentando fazer voce lembrar que YAH é o nome do Altissimo de Israel e que YAH quer que voce o invoque pelo seu verdadeiro nome, devemos nos manter afastados de todas e quaisquer entidades, mas existem pessoas insistindo em que usemos titulos e nomes que não deveriam estar sendo usados em substituição ao nome do Altissimo, e porque?
Porque mesmo que alguns desses nomes ou titulos estejam escritos nos livros sagrados, eles tem significado duplo, por exemplo:

El tanto significa deus(titulo) mas era também invocado como o ser supremo ou seja o deus dos canaanitas(nesse caso EL era nome próprio)

Elohim tanto significa deuses(titulos) assim como faz referencia aos anjos caídos (aqueles que vieram do céu), afora o termo SENHOR esse é um dos preferido. 
Principalmente para aqueles que acreditam que a lingua hebraico continua pura e genuína. 

Mas creia, se voce persistir em invocar ao Altissimo por esses termos(nomes) ele não ouvirá os seus rogos, YAH não é Elohim, YAH é YAH, EU SOU o QUE SOU disse YAH.

Nós estamos tentando ajudar a voce a se manter afastado de todas essas entidades, esses não são apenas titulos, mas sim nomes próprios de diversas entidades, dessa forma quando voce clama por esses nomes voce está invocando outras entidades, e pode ter certeza que YAH não ouvirá o seu clamor!

SENHOR nós já explicamos várias vezes , pode até ser usado como titulo para pessoas, mas tratando-se de seres espirituais (YAH é espirito) nesse caso esse titulo passa a ter sentido de nome próprio(SENHOR=Baal) no mundo espiritual todos esses titulos são nomes próprios de diversas entidades e isso é o que muito gente não consegue discernir!

Até mesmo no caso do nome YAH, existem sim em outros idiomas como por exemplo no japones o nome Yah (Yahoo) só que com interpretação diferente, no alemão por exemplo( ja) significa sim, mas isso não quer dizer que quando eu pronuncio sim(Ja) em alemão que eu esteja pronunciando o nome de YAH mesmo apesar de a pronuncia ser identica, voce nota a diferença? 

quando eu invoco:" YAH "eu creio que estou me dirigindo ao ser supremo espiritual no qual eu creio e isso muda por completo o sentido com relação ao Yah em japones, ao Ja em alemão etc..
no mundo espiritual os seres espirituais atendem por nome quando são invocados!

YAH será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Altissimo e o seu nome será o único nome.
Zacariyah 14;9

Quando lemos estes textos das escrituras em que os hebreus se esqueceram do nome de YAH por invocar outras entidades, as vezes vem a mente que eles talvez nem faziam isso intencionalmente, mas estavam habituados a ouvirem esses nomes continuamente nas diversas localidades por aonde residiam, e na maioria das vezes os nossos antepassados hebreus viviam distante da terra de Israel, eles viviam por toda a parte aonde várias entidades eram cultuadas, eu por exemplo fui criada no Brasil e passei longos anos em minha vida ouvindo os nomes Deus e Jesus Cristo eu também acreditava ser esse o verdadeiro nome do Altissimo de Israel, no caso dos nossos antepassados hebreus as escrituras mostram que algumas vezes eles faziam isso intencionalmente, mas nem sempre.
Mas YAH foi ouvindo tudo aquilo e por compaixão enviou o profeta Eliyah para corrigir o povo, note que eles estavam tão habituados com essas entidades que o profeta EliYah teve que provar que Baal não era YAH, a proposta foi que o que respondesse com fogo seria o verdadeiro, no que o povo ao presenciar esse fato reconheceu o grande erro que eles estavam cometendo e clamaram YAH é o Altissimo, YAH, YAH, é o verdadeiro!
Eles novamente reconheceram que estavam invocando uma entidade estranha chamada de SENHOR(Baal)

existem vários tipos de SENHOR
 ( BAAL;BERIT, BAAL-PEOR, BAAL –ZEBUBE, BAAL ZAPHON) acompanhada de um outro titulo essa entidade tinha uma caracteristica especifica, senhor da aliança, senhor da abertura, senhor das moscas etc.. dessa forma era fácil identificar a entidade, mas quando se fazia menção apenas do nome BAAL então para os nossoa antepassados era como um titulo bem comum também usado entre os cidadãos (SENHOR)!
Eu não estou defedendo o erro dos nossos antepassados estou apenas mostrando o perigo, e como é fácil caírmos em cilada, porque aparentemente a palavra SENHOR não apresenta nenhuma caracteristica maléfica
As escrituras estão repletas de exemplos aonde podemos observar que por várias vezes os israelitas se rebelaram contra os profetas que foram enviados por YAH e até matavam os profetas por desejarem continuar no erro, porisso queremos deixar bem claro que a decisão é de cada um, mas nós os hebreus israelitas estamos unanimes em não pronunciar o nome de nenhuma dessas entidades.
Existem várias discussões em torno deste tema, outra coisa que precisamos deixar bem claro é com relação ao tetragrama YHWH,
- Estudiosos das escrituras costumam ser unanimes em afirmar que o nome de YAH é composto por quatro letras, eu particularmente tenho em minhas mãos uma escritura em hebraico e confirmo que na maioria das vezes aonde está escrito Deus na versão em português, nas escrituras hebraicas está as quatro letras. Só que existem diversas interpretações com relação ao tetragrama, (YAHUH, YAOHUH, YAHUWAH, YAHWEH JEOVA, YAHOVAH e várias outras) grupos diversos , por toda a parte pessoas quebrando a cabeça para adquirir uma melhor interpretação das quatro letras.
O interessante é que YAH nunca disse que revelaria seu nome a estudiosos ou teologos, mas sim a seu povo!
E uma coisa que gostaria de chamar a atenção é que:

YAH disse a Moshe (Moisés) em Shemot 3:13 como ele deveria ser revelado diante do povo
Exodo 3:13-14 
-"Então disse Moisés a YAH: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Poderoso de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse YAH a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós".

( EU SOU), HaYAH – a existencia

nas escrituras em hebraico encontramos para este versiculo a seguinte expressão
 אהיה אשר אהיה*(ahayah asher ahayah )eu sou o que sou, nesta expressão notamos claramente a inclusão do nome YAH, o EU SOU, a própria essencia da vida.

E novamente em Salmos 68:4 encontramos a seguinte expressão: YAH é o seu Nome

Salmos 68:4 Almeida Revisada Impresa biblica(Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é ; exultai diante dele. Leia também a referencia em nosso blog de estudos (YAH é o seu nome) nós temos explicado em nosso Blog que para o português eles traduziram como Já, mas a grafia correta seria YAH e le-se (iá) assim como no final da palavra alelu-ia que em hebraico é הללו-יה ( Hallelu-YAH).

Portanto se YAH revelou a Moshe o seu nome e os salmos confirmam o nome de YAH, pois o salmista usa constantemente a expressão aleluia (halleluyah) que traduzido é louvado seja YAH, podemos confirmar também através do nome dos profetas como Eliyah, Jeremiyah, até mesmo Moshe(nome egipcio) seu nome em hebraico era Shemayah(aquele que ouve a YAH) e tantos outros , através do nome do próprio Messiah YAHoshua (podemos confirmar o seu nome nos textos em hebraico do livro de Josué)
então eu pergunto: - Qual a necessidade de quebrar a cabeça com um tetragrama ? Interessante é que por toda a parte teologos, estudiosos estão unanimes em afirmar que as quatro letras representam o nome do Poderoso de Israel, mas porque YAH não revelou a Moisés o seu nome com as quatros letras?! Afinal de contas nós não estamos tratando de uma sociedade secreta aonde só alguns tem direito a coisas extremamente secretas.

Mesmo apesar dos israelitas várias vezes terem transgredido as leis de Yah, esquecendo-se de seu nome, mas mesmo assim eu disse e continuo dizendo que as misericórdias de YAH são a causa de nós não sermos consumidos! YAH é compassivo, o seu nome está por toda a terra, por toda a parte ouvimos constantemente a expressão halleluyah, alguns pronunciam essa frase mas ainda não receberam a revelação, ainda estão sem conhecimento, mas em breve o seu nome será único em toda a terra! 
Nós os hebreus israelitas estamos contribuindo para que todos cheguem ao conhecimento do seu NOME!

As escrituras revelam claramente que YAH não é de confusão(1.corintios 14:53) Lembre-se que YAH disse: “o meu povo saberá o meu nome”Isaiyah 52;6, se Yah promete nos dar revelação de seu nome então qual o sentido de ficarmos debatando (debates sem fim) sobre quatro consoantes sem a interpretação da mesma?

De que forma então vamos orar e clamar ao Pai? Será que temos que soletrar as quatro consoantes toda vez que nos referimos ao Pai?ou ficar esperando até vir a revelação das 4 letras?, mais uma vez podemos dizer com toda a certeza que YAH não é de confusão, ele jamais faria isso com o seu povo! Pois ele mesmo prometeu que seu povo teria conhecimento do seu nome, ele não disse que teriamos conhecimentos apenas de um tetragrama, portanto se YAH revelou o seu nome a Moshe, nos salmos e nos deu a revelação de que quando clamamos HalleluYAH estamos nos direcionando o nosso louvor a Ele, então louvado seja YAH pela revelação da verdade, mas do que isso nós não necessitamos saber, pois cremos que YAH é o seu nome!

A nossa alegria é imensa em poder anunciar e clamar a YAH, o nome que o Pai revelou ao seu servo Moshe, a Davi o salmista e ao seu povo Israel , Ahayah asher Ahayah, diga ao povo que “eu sou o que sou”
salmos 68:4 YAH é o seu nome- Halleluyah!

Nenhum comentário: